As armas do aikido: jo e boken

Encontrei o testo abaixo que explica bem a necessidade do treino com armas no aikido. Não pretendemos nos tornar kendocas nesses treinos, muito menos sair por aí batendo ou nos defendendo com o bastão ou o boken. Aproveito para acrescentar que a dimensão do jo/bastão gira em torno de 1,28 a 1,32 de altura com 2 a 2,54 cm de diâmetro(52x1 polegadas).

Por: I. Shibata, 7th Dan
Traduzido por: Cadu(Aikido Espírito Santo)
Shibata Sensei ensinando Iaido
Gostaria de expressar minha visão sobre o treinamento com armas no Aikido e sua relação com o tai-jutsu (arte corporal). Acredito que o treino com armas se aproxima bastante do treino com mãos livres. Quando analiso os movimentos corporais, vejo muitas semelhanças entre o treino de tai-jutsu e o treino com armas. Estou convencido de que os movimentos do Aikido derivam da espada. Primeiramente, quando seguramos uma espada (ou bokken), apertamos nossos dedos mínimos, trazemos nossos cotovelos para perto do corpo e relaxamos nossos ombros. Quando abrimos nossas mãos após realizar a posição da espada, estas devem imediatamente se tornar shuto (espada de mão aberta).
O uso da mão é extremamente importante no Aikido. As pontas dos dedos podem ser consideradas como a ponta da espada. Elas devem estar vivas. Ao mesmo tempo, quando seguramos nosso parceiro no treino de tai-jutsu, devemos fazê-lo como se estivéssemos segurando a espada, ou seja, usando os dedos mínimos. Somos frequentemente instruídos a extender nosso Ki através das pontas dos dedos. O mesmo pode ser dito para o treino com bokken ou jo. O Ki deve fluir através das pontas das armas. Estas regiões são os portais de saída de energia.
No Japão, especialmente no treino das artes marciais, somos instruídos a cortar com o quadril, segurar com o quadril, e até mesmo, andar com o quadril.O quadril é o centro do corpo. O abdomen deve ser expandido e o osso do quadril deve ser alinhado. Quando seguramos a espada no chudan kamae, você deve segurá-la com as mãos; no entanto, o peso da espada deve ser transferido e percebido pelo abdomen e pelo quadril. A espada deve estar conectada ao seu quadril. Os joelhos devem estar relaxados, e devemos mover os pés em suriashi (deslizando). Esta técnica pode ser melhor incorporada com o treino das armas. Todavia, é fácil esquecer este trabalho de pernas durante o treino de tai-jutsu. O treino de armas nos lembra a importância do suriashi.
De alguma forma, o treino de armas se transfere diretamente ao treino de tai-jutsu. Um corte certical com a espada transfere-se para um shomenuchi com as mãos livres. Os movimentos corporais e trabalho de pernas do treino com bokken e jo são os mesmos utilizados no tai-jutsu. O vigor da prática de tai-jutsu também pode ser compreendido pelo treino de armas. Eu ainda estou estudando as armas. Treino para poder extender minha energia (que está concentrada dentro do meu corpo), e expressar esta energia na ponta da minha arma. Acredito que quando sentimos que o bokken ou o jo se tornam parte de nossos corpos, então podemos usar nossas mãos como um bokken ou jo.

Comentários