O que é aikidô?

Aikidô é uma arte marcial japonesa criada durante os anos de 1920 por Morihei Ueshiba(1883~1969), um expert que alcançou os níveis mais altos de maestria nas artes marciais clássicas japonesas. O aikidô é executado unindo-se com a movimentação do atacante e redirecionando a força do ataque ao invés de opor-se à ela. No aikidô não há competições. O objetivo do aikidô não é aperfeiçoar uma habilidade, mas sim melhorar a personalidade da pessoa de acordo com as regras da natureza.

Características do aikidô

A prática do aikidô pretende promover um treino físico e mental, de acordo com a aptidão de cada nível de habilidade e de uma prática repetitiva de forma que qualquer um possa participar. Praticar aikidô não é somente bom para a saúde, mas também desenvolve naturalmente a autoconfiança, necessária para nosso dia-a-dia. O dojo é o local ideal para aprofundar o entendimento do olhar humano, conhecer pessoas independente da idade, sexo e profissão.

Aikidô no mundo

Sessenta anos se passaram desde que o aikidô começou a se espalhar pelo mundo. Durante este período, o aikidô se estabeleceu em 130 países. O aikidô criou raízes por todo o mundo por ser reconhecido como uma forma para treinar o corpo e a mente, e como tal, seu valor transcende raças e fronteiras. Como resultado da promoção de atividades pelo globo, em 1976, a Federação Internacional de Aikidô(IAF, do inglês International Aikido Federation) foi criada e a assembléia geral da federação acontece há cada 4 anos. Em 1984, a Federação Internacional de Aikidô tornou-se membro oficial da Associação Geral de Federações de Esportes Internacionais(GAISF do inglê General Association of International Sports Federations). O Aikidô é hoje considerado como uma nova cultura para a humanidade no século 21.

(Fonte: Aikikai Foundation - Tradução livre, leia o original em inglês aqui)

Aikidô no Brasil

O aikidô inicia no Brasil com o sensei Teruo Nakatani no ano de 1961 no Rio de Janeiro. Nakatani sensei é um japonês que treinou com Morihei Ueshiba no Japão. Chegou ao Brasil 2º(segundo) dan (nidan). No entanto, Reishin Kawai, é considerado juridicamente o introdutor do aikidô no Brasil em 1963.

Mais informações sobre Nakatani sensei e sua chegada ao Brasil podem ser obtidas nesta entrevista(clique aqui).

Sobre Kawai sensei, mais informações podem ser obtidas aqui.

Aikidô no Piauí

Formalmente a primeira aula de aikidô foi conduzida no dia 1º de junho de 2013 pelos senseis André Fettermann e Luiz Capozzi, ambos 1º dan(shodan) na época. Mais informações podem ser obtidas aqui mesmo no blog.

Comentários